Últimas Notícias

Google Chrome vai bloquear downloads que considerar suspeitos

O Google revelou seus planos para aprimorar a segurança nas páginas HTTPS, que vão de avisos sobre downloads considerados suspeitos pelo navegador até o bloqueio total desses arquivos. As novas medidas serão implementadas gradualmente, começando em abril com a versão 82 do navegador.

 

“O Chrome vai gradualmente garantir que páginas seguras (HTTPS) só vão baixar arquivos seguros”, disse Joe DeBlasio, do time de segurança do Chrome. “Baixar arquivos não seguros é um risco para a segurança e privacidade do usuário. Eles podem ser trocados por malware, ou podem dar acesso à dados bancários do usuário para invasores, por exemplo”.

Na versão 82 do Chrome, prevista para chegar em abril, o navegador vai passar a avisar o usuário que ele está prestes a baixar arquivos executáveis suspeitos de um site seguro. Depois, na versão 83, esses downloads serão bloqueados e os avisos passarão a incluir outros tipos de arquivos: PDFs e .doc entram no Chrome 84, áudio, imagens, texto e vídeo entram na versão 85. O Google estima que no Chrome 86 todos os arquivos suspeitos vindos de um site seguro serão bloqueados antes do download. A previsão é que essa versão do navegador esteja disponível em outubro.

A tabela abaixo, divulgada no blog do Chrome, mostra o cronograma em detalhes:

Segundo DeBlasio, essas medidas são parte do esforço do Google para migrar completamente os desenvolvedores para o protocolo HTTPS.

As versões mobile do Chrome para Android e iOS receberão esse sistema de avisos e bloqueios, mas devem acontecer sempre depois do lançamento de cada nova versão nos computadores. Os primeiros avisos devem aparecer no Chrome 83 nas plataformas mobile.



Fonte: PC World

Data: 12/02/2020

Palavras Chave


Notícias Invent Web, PC World, Google Chrome vai bloquear downloads que considerar suspeitos, Invent Web, Agência Digital.

Top