Últimas Notícias

YouTube Stories ganha cancelamento de ruídos via inteligência artificial

Função 'Looking to Listen', inaugurada pelo Google há dois anos, foi disponibilizada para criadores de conteúdo aprimorarem qualidade de áudio em suas postagens

Cerca de dois anos, o Google criou a tecnologia “Looking to Listen”, que emprega inteligência artificial para a eliminação de ruídos em vídeo, melhorando a qualidade sonora do material. Hoje (2), a empresa de Mountain View disponibilizou a ferramenta para usuários e criadores de conteúdo que usam o YouTube Stories. Mas há uma pegadinha: somente usuários de plataformas iOS é que contam com o recurso.

A tecnologia Looking to Listen estabelece a correlação entre a faixa de áudio reproduzida e os movimentos vistos em vídeo, detectando o que parece corresponder ao conteúdo previsto e eliminando o que lhe parece genérico ou aleatório. Trocando em miúdos, é uma plataforma capaz de “ler”, por exemplo, os movimentos da boca de quem está no vídeo e identificar sons similares às palavras que essa leitura oferece. Tudo o que for diferente disso - barulhos do ambiente ou portas fechando, cães latindo - é eliminado ou reduzido.

Mais além, o recurso é capaz de identificar outros fatores, como barba, tom da pele ou idioma, ajustando-se de acordo. O Google explicou como essa tecnologia vem se aprimorando ao longo dos anos, mencionando benesses como o processamento ser conduzido diretamente no dispositivo do usuário (eliminando a necessidade de um servidor próprio para isso) e a extração de thumbnails com rostos, a fim de que a análise de áudio comece antes mesmo do vídeo ser enviado ao YouTube.

Segundo o Google, a tecnologia Looking to Listen precisa de um ou dois segundos para processar o áudio de um story de 15 segundos, então é fácil dizer que, além de intuitiva, ela é bem veloz. A empresa afirma que, nos últimos anos, o tamanho de um arquivo que usa essa função foi reduzido de 120MB para 6MB.

Criadores que quiserem usar a plataforma Looking to Listen precisam apenas acioná-la no menu de controle de volume do YouTube, desde que o faça de um dispositivo iOS. Ainda não há informações sobre quando a funcionalidade chegará ao Android.



Fonte: Olhar Digital

Data: 02/10/2020

Palavras Chave


Notícias Invent Web, Olhar Digital, YouTube Stories ganha cancelamento de ruídos via inteligência artificial, Invent Web, Agência Digital.

Top